Livros

Livro: O Poder do Hábito

Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

o poder do hábitoLivro: O Poder do Hábito
Autor: Charles Duhigg
Editora: Objetiva

Sinopse

"Nas últimas duas décadas, neurologistas, psicólogos, sociólogos e publicitários finalmente começaram a entender como os hábitos funcionam - e, o mais importante, como podem ser transformados. Embora isoladamente pareçam ter pouca importância, com o tempo eles tem um enorme inpacto nas nossas saúde, produtividade, estabilidade financeira e felicidade.
Em O Poder do Hábito entendemos por que algumas pessoas e empresas têm tanta dificuldade em mudar, enquanto outras parecem conseguir isso da noite para o dia. Descobrimos como os hábitos certos foram cruciais para o sucesso do nadador Michael Phelps, do diretor executivo da Starbucks howard Schultz e do herói dos direitos civis Martin Luther King, Jr.
Charles Duhigg, repórter investigativo do New York Times, apresenta um argumento animador: a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar bem os filhos, se tornar uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias e ter sucesso é entender como os hábitos funcionam. Transformar hábitos pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte.
Charles Duhigg é repórter investigativo do New York Times. Foi autor e colaborador de Golden Opportunities (2007), uma série de artigos que examinavam como empresas estão tentando se aproveitar de americanos de idade avançada, The Reckoning (2008), que estudava as causas e consequencias da crise financeira, e Toxic Waters (2009), sobre o agravamento da poluição da água nos EUA e a reação dos órgãos reguladores. Por seu trabalho, Duhigg recebeu os seguintes prêmios: National Academis of Sciences, National Journalism, George Polk, gerald Loeb, entre outros, e foi parte de um grupo de finalistas do prêmio Pulitzer de 2009."

 

O livro é excelente, o autor revela dados de como se deram as pesquisas que detectaram como somos patologicamente comandados pelos nossos hábitos.
Descobriu-se que o hábito é a capacidade o o nosso cérebro tem de trabalhar no piloto automático, tornando algumas atividades e reações que tomamos no dia a dia fáceis e que não desprendem esforço do cérebro, guardando assim mais energia para outras atividades menos comuns, ou de aprendizado.
Quando um hábito surge, o cérebro para de participar totalmente das tomadas de decisões, tornando assim o processo automático, onde podemos nos concentrar em outras ações, ao mesmo tempo em que realizamos o hábito. Por exemplo, podemos pensar em como será o nosso dia ao mesmo tempo em que escovamos os dentes. O ato de escovar os dentes é um hábito que já é automático em nosso cotidiano, por isso o fazemos sem que o cérebro fique pensando, escovar para direita, esquerda, forte, fraco… Você faz automaticamente, não pensa mais em como faz ou está fazendo.

Novos hábitos

Contudo o nosso cérebro é capaz de criar novos hábitos, modificar os já existentes ou substitui-los. A partir do momento em que você se dá conta do que está fazendo é por força do hábito, você consegue através da percepção do loop (deixa, rotina, recompensa) identificar e reprogramar seus hábitos. Ou até mesmo se você quer introduzir novos hábitos em sua vida, como começar a se exercitar, ler livros, se alimentar melhor, etc. É através deste loop que você consegue modificar ou introduzir novos hábitos na sua vida.

“Com perspicácia e habilidade, Charles Duhigg apresenta um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para transformação.”

Ao final do livro Duhigg usa como exemplo ele mesmo e explica como conseguiu parar com o hábito de ir a cafeteria todos os dias para comer um cookie no meio do dia de trabalho. -“Refiz o hábito e, agora, pelas 15h30, levanto da minha mesa e procuro alguém para conversar por 10 minutos. E não como um cookie há seis meses.”
“Obviamente, alguns hábitos podem ser mais difíceis de mudar. Mas esse modelo é um ponto de partida. Às vezes a mudança leva um bom tempo. Às vezes exige uma série de experimentos e fracassos. Mas uma vez que você entende como um hábito funciona – que diagnostica a deixa e a recompensa -, você ganha poder sobre ele.”
Recomendo muito a leitura deste livro, te leva a um poder de autoconhecimento enorme.

Escolha  Aqui onde comprar o seu livro O Poder do Hábito:

Livraria Saraiva

Livraria Cultura

Livraria da Folha

Livro: O Poder do Hábito
5 (100%) 1 vote
Gostou? Compartilhe
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.